Mas de onde surgiu a receita? Conhecer a história dessa iguaria é um aspecto importante da cultura mineira. Em especial, por ser um alimento saboroso, versátil e fácil de preparar. Então, se prepare para conhecer ainda mais sobre esse delicioso petisco.
De onde surgiu o pão de queijo?
Muito incerta, a criação do pão de queijo é rodeada de histórias. No entanto, o consenso diz que a receita foi desenvolvida quando houve uma falta de farinha de trigo em Minas Gerais, no século XVIII.
Diante da dificuldade de obter farinha de trigo, o polvilho foi usado com sobras de queijo endurecido, ovos e leite. Uma vez que tais ingredientes eram de fácil acesso.
Dessa forma, a receita se originou tendo sido usada por muitos anos desde então. Além de ser um quitute adaptado ao paladar do brasileiro, podendo variar significativamente a receita original.
Qual é a receita original do pão de queijo?
Outro aspecto polêmico da história do alimento é qual seria a real receita do alimento. Na realidade, a história do pão de queijo é repleta de variações.
O uso de água ou leite e até mesmo os dois, uso de manteiga, banha ou óleo, bem como polvilho doce ou azedo são admitidos na massa.
Os queijos também são variados e permitem garantir sabor único para o preparo do alimento, podendo ser adicionado meia cura, parmesão, canastra e até mesmo uma misturinha.
Seja qual for a receita usada em seu cotidiano, o importante é entender que os itens frescos e preferencialmente o preparo artesanal fazem toda a diferença no sabor final.
Outro truque se dá na escolha do polvilho, o doce deixa a receita mais crocante, já o azedo ajuda no crescimento e oferece um pão de queijo sequinho e aerado.
Portanto, apenas saber a receita original pode não ser o suficiente. É interessante conhecer o efeito dos ingredientes para escolher aquele que é o pão de queijo ideal para seu consumo.
Da culinária mineira para o mundo
Apesar de ter sido criado em Minas Gerais, o pão de queijo atualmente é exportado para mais de 50 países.
A iguaria se adaptou muito bem como uma receita que é preparada e congelada, exigindo poucos conservantes e preservando um sabor muito agradável.
O que permite a preparação apenas aquecendo no forno e em poucos minutos de forma totalmente prática o alimento está disponível para o consumo.
Além disso, alguns países da América Latina se inspiraram na receita original, fazendo adaptações. Como é comum encontrar no Paraguai e na Argentina o pan de yuca.
Versatilidade e praticidade: pão de queijo sempre fresco em casa
Com a possibilidade de comprar congelado, o pão de queijo é uma iguaria para ter no freezer de casa!
Fácil de preparar, o produto exige pouco conhecimento de cozinha e possibilita servir um quitute maravilhoso. Com diferentes opções de acompanhamentos, é possível ter uma receita doce ou salgada pronta em minutos.
Agora que você já conhece a história do pão de queijo, experimente as delícias que a Panere oferece. Sua receita conta com ingredientes de primeiríssima linha e com a mistura dos finos queijos, resultando em pães de queijo inigualáveis para atender aos paladares mais exigentes. São deliciosos e perfeitos para harmonizar com aquele cafezinho, uma cerveja gelada, vinhos ou outras bebidas. Enfim, são uma ótima pedida para qualquer ocasião.
WhatsApp: 31 99393-3455
- admin
- setembro 22, 2022
- 3:00 pm
- No Comments