Curiosidades sobre pão de queijo

O pão de queijo é uma receita tradicionalmente mineira. A iguaria é apreciada por todos os brasileiros e tem sabor marcante, que impossibilita comer uma só unidade.

Com várias possibilidades de misturas de queijos, o pão de queijo se tornou popular em todo o país. E, naturalmente, existem muitas curiosidades sobre a receita e o preparo dos pães de queijo. Nós levantamos algumas informações para saciar suas curiosidades!

Conheça 4 curiosidades sobre pão de queijo!

É apaixonado por pão de queijo? Então, confira algumas dicas e curiosidades sobre a receita originalmente mineira que dominou o paladar de todos os brasileiros.

  1. Dia Nacional do pão de queijo

Muitos não sabem, mas no dia 17 de agosto, o país comemora a receita mineira! A data é marcada como dia nacional do pão de queijo. 

Em 2007, houve uma competição para definir quem faria o melhor pão de queijo caseiro. A final da competição foi no dia 17 de agosto. Desde então, fabricantes e amantes de pão de queijo “abraçaram” a data e prestam homenagens ao nosso tão amado patrimônio de Minas.

  1. É saudável e sem glúten

Fabricado com polvilho e queijo, o alimento é saboroso e pode ser consumido em diferentes ocasiões, com ou sem acompanhamentos. Fonte de carboidratos e proteínas, o pão de queijo pode fazer parte de uma alimentação saudável e nutritiva.

  1. Possibilita diferentes combinações 

Não existe apenas uma receita caseira de pão de queijo que seja a mais correta. O prato típico da culinária mineira pode ser feito com leite ou água e até mesmo com a mistura dos dois. 

Além de ter a possibilidade de usar diferentes tipos de polvilho no preparo. O polvilho doce deixa a massa mais densa e crocante por fora, enquanto o polvilho azedo deixa o pão de queijo com um tamanho maior, mais sequinho e aerado.

  1. Combina com diferentes acompanhamentos

Por ter um sabor um pouco mais neutro, o pão de queijo é um alimento que pode ser consumido nos mais variados horários do dia.

Além de ser um produto que pode ser levado na mochila como lanche para escola, faculdade e trabalho.

Pode ser servido em eventos, no encontro da família e amigos, consumido puro, quentinho, com café ou a bebida favorita.

Tem gente que gosta de adicionar diversos recheios (mussarela, presunto, carnes e etc) no pão de queijo.

Para quem gosta do que é bom de verdade, lembramos que os pães de queijo Panere tem diversos sabores exclusivos e prontinhos para todas as ocasiões: Tradicional Especial Dia a Dia, Goiabada com Bacon, Clássico Queijos Finos, Abacaxi com Provolone, Costelinha Defumada e Barbecue, Azeitona com Ricota, Alho Com Cheiro Verde, Frango ao Creme do Chef e Fit Multigrãos.

  1. Tem origem 100% mineira

Existem muitas histórias sobre a origem do preparo, no entanto, há um consenso de que o pão de queijo foi desenvolvido pela primeira vez em fazendas mineiras.

A receita estaria relacionada ao período de meados do século 18, quando houve falta de farinha de trigo em Minas Gerais. Uma época em que as pessoas usavam farinha para o preparo de muitos alimentos comuns do dia a dia. 

Visando resolver a situação, nasceu o pão de queijo usando polvilho que era abundante na região. E com o passar dos anos, a receita foi aprimorada até conhecermos o que consumimos atualmente.

Pão de queijo: saboroso e faz parte do dia a dia

Agora que você já sabe mais curiosidades sobre o pão de queijo, que tal aproveitar para compartilhar esse conteúdo com os amigos?

Ah, e não se esqueça de experimentar nossos pães de queijo, que são perfeitos para todas as ocasiões.

 

panere.com.br

WhatsApp: 31 99393-3455

Compartilhar posts

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Curta nossas mídias sociais

Envie sua sugestão